cansa

quebrei meu recorde histórico de não escrever - e não me importar com isso - neste blog.
tem vez que a vida parece nos deixar mais ocupados, e aí nos concentramos no que é essencial. e eu tenho me concentrado nas tarefas mudanas de começo de ano. filhos na escola, lição dos filhos, horários da natação e do piano e do inglês e da terapia dos filhos.
diz uma das minhas mestras que deus tá o fardo que cada um consegue carregar. eu acredito nisso desde a primeira vez que ela me disse isso, uns anos atrás, mas eu sempre fico com um pouco de dúvida. por que às vezes o fardo parece tão pesado que a gente tem certeza de que vai cair de boca no chão? aí vem a falta de ar - uma visita que não é bem-vinda mas que se nega a ir embora -, a azia, a insônia. e a tristeza, que me presenteia com a certeza de que estou andando pra frente, me equilibrando com esforço e tropeçando dia sim, outro também.
...
ontem fiquei pensando no meu medo. saí de casa tarde da noite para os meus pacatos parâmetros. andei até o metrô, troquei de trem duas vezes, saí numa região escura que pouco conheço, andei as seis mais longas quadras da minha vida e cheguei à casa de um amigo.
quando a rua ficava muito escura, e meu coração dava uma acelerada, eu respirava fundo, e uma calma entrava junto com o ar pelo meu nariz. mesmo assim, sentia meu corpo duro, e acho que era o pavor.
eu não ia deixar de ir ao aniversário de um amigo porque não queria dirigir numa região que não conheço, porque minha carona furou e porque nenhum táxi existia na cidade nos 10 ou 15 minutos em que fiquei tentando chamar um.
a longa jornada me fez pensar nas coisas desconhecidas que fazemos. e por desconhecido eu quero dizer qualquer coisa que nunca tenhamos feito. pode ser uma comida, um diálogo, um caminho. eu carreguei meu medo comigo, me senti só mas estava feliz.
... 
"as pessoas têm dificuldade em abrir mão de seu sofrimento. ao invés de um medo do desconhecido, elas preferem um sofrimento que lhes é familiar."
li a frase hoje de manhã. um amigo de longa data a postou no FB. o zeca e eu nos encontramos uma vez a cada quatro ou cinco anos. e tenho a impressão de que estamos sempre muito perto um do outro. mesmo sem saber da vida dele, e de ele não saber da minha.
adorei pensar que prefiro o medo do desconhecido. e que por isso pego o medo e o levo comigo, sempre com um sorriso no canto da boca, daqueles que ninguém vê. parece que estou fazendo uma sapequice.
mas o que seria da vida se não escolhêssemos, de vez em quando, andar por caminhos que nunca pisamos?
...
a falta de ar continua. mas eu tenho certeza, absoluta, que isso vai passar. porque se eu tiver um aumento, mesmo que pequeno, do meu fardo, vou cair, e tenho a impressão de que não vou levantar. e isso não é ruim. é só o meu cansaço. grande, insuportável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)