você não precisa ser forte. só bom

eu não aguento esse papo de "ouvir vozes". acho chato, arrogante, e muitas vezes histérico. mas a verdade é que eu não aguento dar conta de escutar o que eu tenho de escutar.
e foi assim - ah ah ah, agora vou queimar meu filme -, um dia desses, numa tarefa banal, que é tomar banho, eu escutei a frase. você não precisa ser forte.
minha mãe dizia que jesus falava com ela. eu conheço pessoas que dizem que os anjos conversam com elas. eu, um pouco mais descrente, não sei quem é o remetente,. mas eu escutei, e saí do banho aliviada.
coisa mais besta passar a vida acreditando que quem é forte é bom. e eu passei anos e anos tendo CERTEZA disso. por isso sempre posei de forte. não falo só dos músculos, o que até seria razoável, porque ter força física faz bem. mas falo de outra força. daquela sobre a qual tomamos conhecimento quando somos crianças, quando começamos a escutar mensagens com doses cavalares de bestialidade: "não foi nada", "não precisa chorar", "você é forte". suponho que deva ter sido aí, quando eu tinha 1 ou 2 anos, que eu comecei a acreditar que quem é forte é bom, quem é forte chega aonde quer.
então passei a acreditar que eu poderia suportar tudo. chateações, dores, tristezas. porque, afinal, eu era forte.
pelo amor de deus. como assim? como demorei a minha vida toda pra me dar conta disso?
...
difícil transformar em palavras uma ideia que foi assoprada no meu ouvido - segunda queimação de filme em um texto tão curto! - e que agora parece que sempre fez parte das minhas crenças e dos meus saberes.
eu não quero ser forte. só quero ter coragem. pra poder um dia acordar moída e mesmo assim sair da cama e fazer o que é preciso. a força esmaga os sentimentos, as nuances encantadoras da vida, o medo. e tenho a impressão de que a força pode ter esmagado muitas outras coisas dentro de mim por anos e anos.
...
tem dias que são piores que outros. mas quando sei que não preciso ser forte, é suportável. e a ideia de que é preciso ser bom não foi uma mensagem do além. essa saiu da minha cachola. ufa! este não é um texto psicografado.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

obrigada, SPTrans, por nos tratar como lixo