a fotossíntese

(o texto foi escrito dois meses atrás. antes das minhas longas férias de quase 40 dias. antes de a minha mãe ir para o céu. e antes de eu saber que eu tenho um milhão de amigos com quem eu posso contar nos dias mais nublados, e nas noites mais escuras, quando não enxergo nenhuma estrela no céu)

o dia tava lindo. e a dor era tanta que eu não conseguia andar sem senti-la. interrompi minha caminhada e fui pra casa. tinha de trabalhar, assinar um documento no cartório, comprar frutas. e enquanto ia fazendo todas as mil coisas a fazer, lembrei que há muitos e muitos dias vinha adiando minha ida ao incrível dr. kong. liguei, mas ninguém atendeu. um frio percorreu a minha espinha, e eu fiquei morrendo de medo que ele estivesse na china passando longas férias ou, pior, que não estivesse mais atendendo. e eu teria mais uma dor, a do coração, para juntar-se às tantas outras dores que eu tenho hospedado em partes diversas de mim.
ia fazendo as coisas devagar, porque as costas doíam e o corpo estava cansado. meu irmão e eu conversamos um pouco sobre as férias - não as dele, mas as minhas, durante as quais passarei uns dias na casa dele, que fica na ilha de florianópolis, o lugar mais verde e azul que existe no mundo. 
então liguei mais uma vez, e dessa vez o dr. kong atendeu. sim, eu podia ir dali a meia hora. a sova foi intensa, e passada uma hora e meia ele disse, com seu singelo vocabulário, "costas fora do lugar né? muita dor, muita dor". sim, muita dor, com direito a gritos. 
coluna no lugar, de volta à casa, o dia termina. 
para parar um pouco, fui buscar minha filha muitos minutos antes de a aula dela terminar. me sentei no sol, já com a coluna no lugar, e fiquei fazendo a fotossíntese. 
lembrei do lindo poema que recebi dia desses. 
...
Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem não tem o que perder. Como quem não aposta. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você. Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Sonhos se realizam, ou não. Os olhos se fecham um dia, pra sempre. E o que importa você sabe, menina. É o quão isso te faz sorrir. E só. Caio Fernando Abreu
...
é engraçado como a vida nos dá muitos presentes todos os dias. eu tenho pensado muito nisso. minha mãe sempre diz que não sabe como eu posso ter tantos amigos. e eu nunca entendi como uma pessoa pode estranhar alguém ter amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

nunca me senti tão rica

as dores do chute na bunda

Só sendo uma santa