a vida pode ser sexy

é engraçado, quase sinistro, como a vida fica interessante quando damos tempo para viver um dia depois do outro. hoje eu andei de roda gigante umas cinco vezes - e olha que não me aventuro em brinquedos hardcore há mais de uma década!
enquanto me concentro, as longas cortinas da enorme janela da sala voam animadamente com o vento que finalmente traz refresco. o silêncio reina na casa. as crianças voltaram de uma festa longínqua. vieram de carona com o daniel que, suíço que é, trouxe meus filhos no horário combinado - depois de alguns telefonemas e negociações quase desesperadas dos meus filhos, que queriam ir atrás de doces no condomínio lá nos cafundós; o halloween anda fazendo um sucesso desnecessário aqui na bananaland.
então vamos à roda gigante.
...
"você é tão simples e tão chique", ele me falou, enquanto eu andava alegremente rumo ao trabalho. ele é um menino adorável, mora na favela, trabalha muito. quer ser jornalista, e tenho certeza de que poderá ser um dos bons.
eu caí na gargalhada. depois ele ainda falou algo, mas eu estava tão lisonjeada que não dei conta de ouvir o resto. ele é gentil, e isso transparece em tudo o que ele faz e diz. meu dia ficou feliz por causa das sinceras palavras dele. e ele é tão sincero que eu fico sem jeito.
...
é a catarina, me disse a santa nalva, com o telefone na mão. catarina é a enfermeira da escola das crianças. respirei bem fundo. ela me conta que o joão pisou numa tachinha. pergunta quando ele tomou a última vacina antitetânica. sim, ele poderia ir à festa das meninas da classe lá nos cafundós, mas eu precisava observar o pé, ver se incharia e tal.
investigo na carteira de vacinação do cabra, mando uma mensagem pro pediatra e bingo!, meu filho não tomou o reforço da vacina cinco anos atrás.
ligo pro posto de saúde, pra clínica de gente abonada que paga para qualquer vacina. ok, ele poderá tomar a vacina de graça. alegria. mas só amanhã - o pé não estava inchado nem vermelho, ufa.
...
leio uma reportagem daquelas que mostram váááárias pessoas que não conhecemos. mudei-meu-trabalho-e-hoje-sou-feliz. tudo lindo e maravilhoso. mas o que eu mais gostei foi do sujeito que, quando trocou de trabalho - de bem pago num banco para empreendedor num negócio incerto -, ouviu dos amigos que ele era muito corajoso. "não foi coragem, foi desespero", ele respondia.
não lembro o nome dele, nem a cara. mas acho que nunca me esquecerei da frase. ela cabe como um chapeuzinho feito sob medida para a minha cabeça. não mudei de trabalho, nem de profissão. mas quando mudei de estado civil, eu não tive coragem. só estava desesperada.
...
o telefone tocou cedo. eram 7h quando escuto o toc toc toc do celular. a santa nalva me diz que vai chegar atrasada porque ficou no hospital até a 1h com o filho, que tinha quebrado o braço na escola. ela falava rápido, a ligação não estava boa.
quando chego em casa, me dou conta de que o atraso era um baita atraso. ligo, e ela me diz que está chegando.
minhas compras do supermercado jaziam no carro enquanto eu via e-mails rapidamente - tinha de sair de casa em 10, 15 minutos. saio correndo, coloco as compras no carrinho da garagem do prédio e ligo de novo. ela já estava no prédio. me sinto uma idiota por correr tanto, por achar que a santa nalva não pode se atrasar muito, por ser uma mulher medieval.
uma hora depois peço desculpas, e ela também, por se atrasar e se enrolar - ontem ela também passou parte do dia resolvendo uns pepinos.
a casa não está muito limpa, e eu estou me lixando. o que é mais importante? uma mulher que limpa ou uma mulher gentil que trabalha com delicadeza e em silêncio e dá conta de cuidar dos meus filhos?
...
ele me liga pra dizer que está tenso. novo trabalho, novas oportunidades, e o monstro dele zicando tudo. conversamos. ele pergunta se estou brava. não, não estou. amigo é pra escutar e depois dizer o que pensa. adoro ver o sucesso dos meus amigos. sinto orgulho. ele está crescendo, aprendendo a se colocar. a vida como ela é, ponto. muito sexy.
...
existem as pessoas com forma e as pessoas sem forma. nem é preciso se aprofundar, porque é uma coisa bem rasa: você olha pra pessoa e vê se ela tem forma ou não. em outras palavras, podemos falar de presença, de brilho, de integridade. é a tal da forma.
ele é disforme. bonito, inteligente e besta. não me decepcionei, disse pro meu analista. ao que ele respondeu: claro, não houve contato.
sim, com as pessoas disformes não há contato. não há nada. até a imagem delas evapora no ar.
...
amanhã é dia de festa. uma amiga querida se casa. e sete mulheres irão juntas ao casamento. hoje minha filha acordou e perguntou "é hoje o casamento?". demorei um pouco pra entender que ela se referia ao casamento da bruna.
sete mulheres irão juntas. "eu vou ver as roupas?", pergunta a lívia. pra ela, a festa mais linda é um casamento. ela já foi a dois. quando tinha 4 anos, fomos até a praia do rosa para o casamento do dimi, meu primo. e dias atrás fomos a porto alegre para o casamento do ale, outro primo.
ela fica encantada com a noiva, o noivo, a música, os sapatos de salto alto, os vestidos de festa. acho que ela acredita no amor. e é bom ver isso. não é em vão que temos filhos: é pra melhorar o mundo.
...

(...) O segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você.
mário quintana




Comentários

  1. Minha amiga que sempre me inspira...Ando pensando muito em vc...não sei dizer porque...rsrs...ai ontem, tirei 9 pares de sapato do armário e tem mais uns 2 com os dias contados...talvez quando mude eles de endereço, outros desapareçam...hahahahahaha adorei. Acabei por arrumar outras coisas também... e continuo pensando nisso...quero uma vida simples...não precisa ser chique, mas precisa ter recheio, sustança, alegria... muito obrigada por fazer parte da minha vida! Definitivamente ela ficou melhor depois de você! beijos Ana
    PS. acabei com um pacote de bono enquanto limpava o armario...hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aninha, chove horrores neste momento, e tô feliz de começar a semana num segunda-feira muito cinza com uma mensagem doce como essa que v deixou! é muito bom inspirar outras pessoas. bjs pra ti e pro bebê.

      Excluir
  2. ;) beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)