carta para mim




e se eu me tratasse bem?
não como lixo
mas do jeito que adultos amorosos
tratam as crianças?

e se ao me olhar no espelho
eu jogasse fora
minhas concepções tortas
de mim mesma?

não, isso não é piegas
isso é curativo,
reconfortante
e pode me salvar do lixão a céu aberto
em que fui jogada
quando não olharam para mim
nem me escutaram

agora isso não tem mais importância
porque entendi que eles fizeram
o melhor que podiam
fizeram o melhor que aprenderam
com pais ocupados impacientes e medrosos

quando gritam conosco
aprendemos a gritar também
mas quando falam olhando nos nossos olhos
aprendemos a olhar os outros também

olhe para você
e goste de tudo
é difícil
mas vai te salvar
porque como canta o chico
até um copo vazio
pode ser visto como cheio
de ar

comece pela casa: tire o que não gosta,
livros que você nunca vai ler
sapatos que machucam seus pés
calças apertadas
e quadros que não trazem alegria

depois vá para a mesa
e coma comidas que deixam você feliz
que sejam coloridas
frescas
e saborosas

e, por último,
vá para o seu coração
e se você não sabe onde ele está
basta ficar em silêncio

e preste atenção
para saber
o que é bom para você
e qual caminho seguir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

obrigada, SPTrans, por nos tratar como lixo

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)