um ano sem comprar roupas - 5 meses

hoje faz cinco meses que eu não compro roupa.o acordo, feito comigo mesma, é esse mesmo. um ano sem compras.
o que mais me afligia, desde que inventei essa história, dia 10 de dezembro do ano passado, era não ter tido nenhum ataque, de nenhum tipo. ansiedade? nada. desespero? nada. pesadelos? nada. passar vontade? nada. impulsos de consumo descontrol tendo de ser reprimidos? nada.
que chatice. então o que eu achava que seria libertador - um ano sem compras - não era nada? WTF.
mas a vida é sempre assim. nos traz surpresas. e esta semana eu finalmente tive uma sensação de alívio. passar na frente de lojas que estão por todos os lados e não entrar traz alívio. olhar manequins em poses às vezes bizarras, parar para olhar e saber que não vou comprar nada traz alívio. entrar em sites que vendem roupas que eu acho lindas e saber que não vou comprar nada por pelo menos mais sete meses... ah, muito alívio.
...
a cidade está frenética. o mercado público de pinheiros estava lotado, os shoppings idem. lojas lotadas de gente, ruas lotadas de carro. que preguiça. tudo porque domingo comemora-se o dia das mães, data besta inventada para que nós, pessoas que adoram fazer compras, comprássemos. saí às compras para presentear a avó dos meus filhos, única mãe por perto para presentear. 
...
na rua em que moro tem um brechó. a minha filha foi conhecer com uma amiga e adorou. eu nunca tinha entrado ali com ela. hoje, passando pela frente do ASA brechó, entramos. íamos andado pelas araras abarrotadas de roupas, o que exige um pouco de paciência. por acaso encontrei uma calça jeans italiana. outra da Levi's. outra da Zoomp. minha filha encontrou umas camisetas tamanho gigante, que ela adora. e foi experimentar. 



uma das moças que trabalha no brechó passa pelo provador e me diz que calças e camisetas e vestidos e tricôs estão por 10 reais. 
a lívia prova algumas peças e escolhe duas calças jeans, três camisetas e uma camisa. eu escolho um vestido de malha roxo e um colete de tricô, que vou ganhar de presente no domingo (presentes que eu ganho estão liberados no meu "sabático de vestimentas"). a conta deu R$ 90, sendo que R$ 20 serão pagos pela minha filha, dos meus presentes que ela ainda não tinha comprado.



saímos de lá um pouco em êxtase. ela me diz que adora comprar em brechós. eu digo a ela que comprar uma roupa que alguém não usa mais e que você gostou é maravilhoso. e quando o dinheiro todo que você paga vai para um projeto social, caso da ASA (Associação Santo Agostinho), é a glória.
resumo da ópera: existem muitos jeitos de comprar. alguns bem melhores que outros.
 

Comentários

  1. Parabéns! O seu blog é muito legal e interessante! Você conseguirá concluir seu ano sabático de vestimentas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)