siamo tutti bene

cada vez mais tenho certeza de que vale a pena viver o momento. isso quer dizer viver uma coisa de cada vez, fazer tudo devagar e não ter falta de ar.
e então, para colocar minhas teorias à prova, meus filhos reduziram as férias deles com o pai a cinco dias. sendo que nesses cinco dias - seis, na verdade, contando o dia que eles passaram na estrada para voltar pra casa -, me ligaram muitas vezes, ora chorando, ora perguntando 'mãe, quando você vem nos buscar?'. ou seja, uma tortura, pelo menos para mim. tentei reduzir as ligações a uma por dia, e no primeiro dia do acordo eles perguntaram se podiam me ligar não só de manhã, mas à tarde também.
voltaram e ficamos mui felizes. eu não acreditava que eles estavam trocando banhos de mar por um sofá velho da nossa sala, mas essa foi a escolha deles.
é engraçado quando tudo o que você organizou deixa de fazer sentido. eu trabalhando - muito -, as crianças de férias em casa, a empregada de férias na bahia. o que fazer? trabalhar, cozinhar e, eventualmente, subornar as crianças para que se comportem. ofereci R$ 5 pra cada um - quantia a ser paga no final do dia, claro - caso passassem o dia sem brigar e sem chamar pela mãe 13 vezes a cada 5 minutos. na verdade acabei economizando R$ 10, porque exatamente no dia do acordo a avó os convidou para passar o dia na casa dela.
aliás, quando os planos vão pro ralo, surgem sempre coisas novas. e o grande presente destas férias - pouco de menos de 60 dias, acho que 58 dias, que ainda não terminaram - foram os dias passados na casa da avó.
tenho a impressão de que o mês de janeiro teve 387 dias. faz só uma semana que as crianças voltaram das férias 'encurtadas'. e me parece que estou trabalhando em casa enquanto as crianças veem TV há muitos meses.
liguei para marcar hora no acupunturista, e uma gravação atendeu. 'clínica dr kong. de 15 a 29 não trabalha. dia 30, trabalha. desculpe.' fiquei comovida com a gravação. tão simples, tão direta, no português precário do médico chinês cujas mãos são de um anjo. meu corpo todo dói, e o caminhão que passou por mim foi na verdade um trem com vários vagões. trabalho, filhos, prazos, almoços a serem feitos, medo de não dar certo, reunião com filha no colo, casa suja. e muita, muita alegria. parece esquizofrênico, mas não é. conseguir cuidar dos filhos da gente dá muita alegria. parece uma coisa idiota, mas quem cuida do filho sabe o que é isso.
amanhã a doce nalva volta ao trabalho, depois de longas férias. as dela, claro, que começaram antes do natal e vão terminar nos últimos dias de janeiro. ela me ligou da bahia. perguntei se estavam bem, e ela, com a fala mansa, disse 'mais ou menos'. os filhos dela pegaram catapora, e eles não puderam embarcar para voltar na data combinada. como não recebi nenhum telefonema depois desse, creio que o embarque, adiado para ontem, foi possível.
uma coisa de cada vez. se ela não vier amanhã, faremos o almoço enquanto termino o relatório de um banco cujo prazo é amanhã à meia-noite. estou ensinando as crianças a cozinhar. e amanhã a aula de culinária será sobre como fazer arroz e carne de panela.
deus esteja.

Comentários

  1. Tita,

    às vezes dá vontade de te dar colo. É realmente muita coisa pra uma pessoa só. Fico feliz que, apesar de tudo, a alegria de construir esta família de três tão especial a cada dia mora dentro de ti e só cresce. Pra mim fica bem fácil entender porque eles preferem o sofá velho. Vou torcer muito pra que a Nalva chegue pontualmente amanhã, cheia de energia! Take care,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Ai, Tita, vc é um exemplo de uma grande mulher. Com uma demanda sobrehumana, consegue dar leveza a momentos tão complexos... não é por acaso que seus filhos preferem o sofá velho da sala, só pra ter vc por perto. muita sorte a sua. quando crescer, quero ser vc. um beijos, Carol

    ResponderExcluir
  3. carol, tudo depende do espelho que a gente usa pra se ver. obrigada pelas palavras tão doces.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Mesmo acordando amassada de noite mal dormida, cansada antecipada só de pensar em como será o "malabarismo materno" de cada dia, me olho no espelho e me vejo linda: q sorte ter uma filha tão querida ao lado! Penso que no seu caso, a sorte é dupla!!! rs. Beijos ;-)

      Excluir
  4. minha amiga, minha ídola!!!

    Fique bem, te ligo para conversarmos!!! bjs

    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Faço as palavras do Rafa, que eu não conheço, as minhas!Só naõ integralmente, pois nos veremos sábado.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei, Tita. Quando eles choram e ligam querendo voltar e' muito triste.
    Um dia a Luiza deixou 19 mensagens no meu celular em prantos me pedindo pra ir busca-las...
    "This too shall pass"
    xo

    ResponderExcluir
  7. this too shall pass será meu novo mantra, querida erika!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

a minha longa história com o dr. kong

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)