she did it

"mãe, agora eu posso ir pra qualquer lugar", ela me disse. tínhamos acabado de chegar em casa, e eu tinha desamarrado as bicilcetas do suporte que as carrega no carro. ela estava andando com a bici dela, muito contente. a bici finalmente não tinha rodinhas.
foi um dia lindo, e tivemos de entrar num acordo, porque cada um da família queria ir para um lugar diferente. um queria passear no zoológico, o outro queria ficar em casa, e eu queria ir pro parque.  acabamos indo ao parque para aproveitar de forma econômica o belíssimo dia de céu muito azul.
mas eis que na hora de colocar as bicicletas no carro - as das crianças, porque há anos eu só ando de bicicleta quando estou SEM filhos -, a lívia diz que não vai levar a dela. eu digo que vamos levar, e ela diz: 'eu tenho 7 anos, e não vou com uma bicicleta com rodinhas'.
o joão corre até a portaria e pergunta ao ferreira se ele tem uma chave. com a resposta negativa, subo ao apartamento e pego minha enxuta caixa de ferramentas. ali também não havia chaves, que eu juro já ter comprado. devem ter ficado com o meu ex-marido, muitos anos atrás, quando nos separamos.
soltei uma das rodinhas com um alicate. mas a outra estava muito dura. voltei ao ferreira, que soltou a segunda rodinha com um alicate bem maior que os meus, e ainda alinhou a roda com muita bossa e gentileza. e lá fomos nós, a família feliz. paramos no posto para calibrar a bici da lívia (e eu aprendi a fazê-lo, finalmente!, com ajuda do adorável-rapaz-que-eventualmente-abastece-meu-pequeno-carro-e-disse-vai-com-deus).
estacionamento bombando, aquela multidão chegando ao parque, uma cena felliniana. digo ao joão 'pode ir dar uma volta, estaremos aqui', e a lívia sobe na bici e diz pra eu não avisar quando soltasse. e então ela SAIU PEDALANDO SOZINHA. como se fosse um milagre.
encontramos um amigo do meu filho, que foi dar uma volta no parque para encontrá-lo. todos foram ver orquídeas no orquidário, e eu fiquei cuidando das trocentas bicletas. as crianças ganharam picolé, e então nos dividimos. lívia e eu fomos de carro, joão + toda a família do alan foram de bike. sempre tem a primeira vez, e esta foi a primeira vez que o meu filho andou pela cidade pedalando. a mãe longe, o que é bem melhor para todos.
não levei câmera. queria taaaanto ter fotografado todos. fizemos um churrasco na casa da família do alan, onde ninguém sabia assar uma carne na churrasqueira, só o meu filho. o churrasco ficou espetacular. e enquanto as crianças brincavam, os adultos conversavam, numa convera que tinha início, meio, fim.
sim, podemos ir a qualquer lugar, fico pensando. foi muito, muito emocionante. e agora vou comprar uma barraca. e eventualmente um kombi, que eu pintarei com flores.
deus esteja!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)