dia 9 - um ano sem comprar roupas

passada a euforia de tomar a decisão de ficar um ano sem comprar nenhuma roupa/sapato/acessório, minha vidinha segue. e eu fiquei pensando, a cada dia que abria meu armário: meu deus, quanta coisa tem aqui dentro!
a decisão calhou com um trabalho em que eu tenho de sair de casa - coisa rara nesses dois anos trabalhando como jornalista freelancer em casa. resolvi fazer um inventário do que mora no meu guarda-roupa, que será comparado com um novo inventário em 2019, quando meus 365 dias sem comprar roupas chegar ao fim.
fiquei um pouco escandalizada. eu nunca tinha contado as peças de roupa do meu armário. só os sapatos, que há anos tento manter em menos de 20 pares - mais do que isso é muita baixaria. mas contar 26 vestidos me fez parar e contar novamente. não era possível.
não interessa que são vestidos de dez anos, vestidos que eu ganhei de amigas, vestidos de mais de dez anos, vestidos de liquidação (um deles custou R$ 49, eu lembro). interessa é que são quase 30 cabides, um com cada vestido.
eu sempre me esforço para não ser excessiva, e quando falo excessiva incluo tudo. roupas também. olhando pro inventário, porém, fico com a cara no chão. cadê a pessoa que gosta de ter poucas roupas? e que acha lindo um armário cheio de espaços vazios? e que doa tudo o que não usa?
não sei.
a parte de mim que não é materialista, que é fã de simplicidade e que vive com pouco foi passear. não deixou bilhete. nem sei onde está.
é constrangedor olhar pra lista abaixo. e eu espero com alegria - e uma pequena inquietação - que os 365 dias que separam o último dia 10/12 do próximo dia 10/12 façam com que 1 - eu tenha orgulho do próximo inventário e 2 - eu encontre a parte de mim que não é materialista, gosta de simplicidade e vive com pouco.

registro do último swishing feito na minha casa


garotas, quem quer vinho?

inventário (10.dez.2018)
25 pares de sapato - incluindo havaianas, galochas, bota de caminhada e tênis de corrida
05 cachecóis
07 casacos/jaquetas
02 ponchos
09 casacos/ blusas de tricô ou lã
05 camisetas manga curta
03 camisetas manga longa
09 blusas/camisas manga curta
04 blusas/camisas manga longa
05 regatas
05 calças de malha
08 calças jeans/sarja/veludo
06 agasalhos malha/moletom
03 macacões
18 vestidos manga curta
08 vestidos manga longa
04 saias
02 shorts
08 lenços
10 bolsas
04 mochila/bolsa de compras/bolsa para bike

é claro que eu estava esquecendo de contar a parte BOA. sabendo que é isso o que temos para hoje e para o ano que vem, passei a sentir uma animação quase estranha ao olhar para as minhas roupas. como se eu tivesse colocado os óculos que me fazem "enxergar e dar valor". e como num passe de mágica passei a usar as mesmas roupas de sempre com alegria, com uma sensação de nossa, que legal esse vestido, uau, que macacão bonito, ieba, esse colar é lindo e eu nem lembrava dele. em vez do olhar da escassez, o olhar do suficiente. ou da fartura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)