sejamos finas

existem as moças finas, as nem tão finas, e as chiquérrimas. mas num ponto, somos todas toscas. nos comentários em relação aos nossos maridos - atuais, ex e futuros.
talvez esteja sendo desonesta com algumas mulheres que já não ficam nesse papo chatíssimo, insuportável e sempre exagerado.
...
era uma festa de crianças. e estávamos ao redor de uma mesa no jardim. conversávamos, eu e outras mulheres com quem não tenho nenhuma intimidade. e elas fizeram comentários ofensivos. eu nem estava escutando toda a conversa, mas o pedaço que escutei foi o suficiente para saber do que estava em pauta. e escapou da minha boca: às vezes separada é mais duro ainda - não lembro ipsis literis o que falei, mas tinha a ver com fazer tudo sozinha e ainda pagar muitas e muitas contas, porque uma pensão alimentícia somada ao salário de uma mulher costuma ser inferior à renda de um casal que trabalha.
...
ela se separou há alguns anos, e faz pouco casou-se novamente. e se tem algo admirável que eu tento aprender com ela é o senso de humor e o respeito com o pai das filhas dela. no caso, o primeiro marido. o cara, além de chato, deu muito trabalho pra ela. e continua dando. mas ela tem a sorte de levar tudo com respeito, com distância e com fineza.
e assim ela me descreveu, da última vez que nos encontramos, como voltavam as filhas e a bolsa com as roupas das filhas da casa do pai: "as roupas vêm com cueca e meias dele no meio. os cabelos (das meninas) fedem a cigarro. as unhas vêm pretas, os cabelos, duros, a perereca assada. os dentes parecem milho cozido".
enquanto escrevo, dou gargalhadas. quando ela me contou tudo isso, nós rimos até chorar. é triste, mas ela, a minha sábia amiga, consegue rir.
...
chegamos cedo, porque tínhamos um ensaio. a apresentação seria às 10h30, mas as crianças não podiam nos ver ensaiando. por isso, quando chegamos à escola, às 8h, éramos pais e mães sem cônjuges nem filhos. dei oi pra patrícia e disse a ela que tinha deixado as crianças na casa do pai delas, mas as comidinhas para a festa de encerramento eu tinha levado. isso porque seria muita coisa deixar meus filhos e mais um doce um salgado um suco para o pai deles transportar até a escola. pra minha surpresa, ela começa a tirar do carro um doce um salgado e um suco. e me explica, com doçura, que o marido se esforça, mas fica todo atrapalhado quando tem de cuidar das três filhas dela, duas delas filhas dele também. respirei aliviada e pensei: homens são de um jeito, mulheres de outro, graças a deus.
...
meu filho tinha 2 ou 3 meses, e eu perguntei ao pai dele se ele, então meu marido, podia ficar com o joão por uma hora, enquanto eu ia cortar o cabelo. e ele disse "não".
fui ao cabeleireiro com o joão, que dormiu no carrinho enquanto meu cabeleireiro mandava ver. até hoje, lembro do carrinho perto da parede gigantesca coberta de espelho.
...
eles sempre falam que as crianças são de todos. eu cuido do seu e você cuida do meu como se fossem nossos. eu sempre me emociono quando escuto isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)