hoje é sexta-feira, Tião!

- hoje é sexta-feira, Tião!
- e amanhã é sábado.
o atendente da padaria era um homem velho, daqueles que têm uma aparência antiga. provavelmente as roupas dele deviam ter cheiro de naftalina. mas ele era quase gentil. o cliente que o cumprimentou parecia um velho connhecido. não só o chamou por Tião, como este ainda perguntou se ia comer queijo. a bordagem havia sido mui animada.
eu estava ali porque "estava com tempo". tinha chegado à consulta médica muitos e muitos minutos adiantada. e saí andando para tomar um café. achei essa pequena e singela padoca, onde todos os clientes pareciam se conheceer.
tomei meu café mui lentamente, e fiquei ouvindo frases soltas. como a do cabra cumprimentando o Tião. o que foi um alívio para mim. sim, eu podia sentir uma alegria só porque era sexta-feira. e então fui caminhando lentamente até a casa onde era o consultório.
na hora de ir embora, o trânsito estava medieval. e eu fui curtindo estar parada ou andando a 10km/h. fiquei pensando em como é bom "ter tempo". mas como o tempo me parece ser uma coisa que não se "tem", fiquei pensando em como era bom viver o tempo. o dia no escritório não foi nem bom nem ruim. almocei umas lulas fabulosas, e a tarde se arrastou feito em caracol.
e então vim para casa, para ter tempo de ficar com as crianças. jogamos banco imobiliário alegremente. e depois os coloquei na cama.
e assim, aproveitando o tempo de cada dia, não programei nada para o sábado nem para o domingo.que foram dias calmos. com tempo de fazer as coisas devagarinho. um dia na casa da comadre, com almoço e ping pong para fazer a digestão. e uma manhã com café da manhã farto com amigos da ana, minha amiga que festejou o aniversário numa padoca bacana dessas que nós, moradores da cidade cinza, adoramos.
comi menos brócoli e mais chocolate do que tinha imaginado. mas não fiz nenhuma lista de tarefas, dormi muitas horas e agora curto o cobertor molinho sobre as minhas pernas enquanto escrevo sobre o Tião e o tempo que é bom aproveitar. é um aprendizado.

Comentários

  1. Ai, ai, também ando aprendendo sobre o tempo e sobre como não ficar sempre com a sensção de que ele falta. Fazer só o que cabe nele é uma arte! Long way to go, though, honey! Boa semana!
    Dani

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

a minha longa história com o dr. kong

sobre a ânsia de nunca (querer) parar

o farol fechado e a pedestre boba (e feliz)